domingo, 4 de março de 2012

Capitão América vs Cavaleiro da Lua

Bom, esse é o combate de estréia do blog. E já vou deixar claro que o atrativo a mais das nossas análises é a imparcialidade extrema, aqui não tem mimimi ou favoritismo, as analises serão frias e as mais precisas possíveis, sem levar em conta a popularidade, favoritismo ou fatos (cagadas) de roteiristas fan-boys (coff coff loeb coff coff). Veremos os atributos e qualidades de cada um dos combatentes, e tentaremos narrar e opinar da forma mais cabível e coerente possível o que aconteceria se tais heróis (ou vilões, nunca se sabe) partissem pra chincha.
Ah, e também quero frisar que muitos dos combates podem ser (com certeza vão ser) polêmicos pra alguns, então caso você não goste de alguma análise, pode fechar essa página e ir tomar seu leitinho com pera que a sua mãe preparou pra você antes que esfrie (ela deve te chamar a qualquer momento agora).
Agora chega de lenga-lenga e vamos logo pro que interessa:


Sim, o cara que só sai na lua cheia vai sair no tapa com o sujeito que veste a cueca com as cores da bandeira do Tio Sam. Mas antes, vamos dar uma breve "sinopse" de cada um:

CONHECENDO OS DESAFIANTES

Steve Rogers(Capitão América): Obcecado por servir na 2ª Guerra Mundial, o magrelo e franzino Steve Rogers voluntariou-se para receber uma amostra do Soro do Super-Soldado. O Soro aumentou todas a suas capacidades físicas que, aliadas ao seu patriotismo ferrenho e inteligência militar, o tornam um formidável oponente. No decorrer da guerra, o Capitão participou de inúmeras missões, seja ao lado de seu parceiro juvenil, Bucky, ou ao lado do Tocha Humana original e Namor, o Príncipe Submarino (o grupo desses heróis foi batizado mais tarde de “Invasores”). Chutar o rabo de nazistas é o que ele faz de melhor (melhor até que o Wolverine, que é o melhor no que faz ¬¬), ou melhor, fazia, até ter sido congelado durante a tentativa de deter um avião-bomba lançado pelo nazista Barão Zemo, fazendo com que ele caísse nas águas frias do oceano, onde permaneceu congelado num bloco de gelo por décadas (o que impediu seu envelhecimento), até ter sido descoberto pelos Vingadores e trazido de volta à vida nos dias atuais.

Marc Spector(Cavaleiro da Lua): Nascido em Chicago, Illinois, Marc Spector é o filho de um rabino americano. Ao atingir a maturidade, Marc ganhou a vida como boxeador, fuzileiro naval e mercenário. Em uma de suas muitas missões, ele trabalhou em conjunto com o mercenário africano Raoul Bushman, a serviço do Dr. Peter Alraune. Nesta missão, eles procuravam o antigo templo do deus egípcio Konshu (o deus da Lua). Quando finalmente encontram a caverna, Bushman se revela um traidor, assassinando o Dr. Alraune e deixando Spector às portas da morte. 
Encontrado por egípcios, ele é levado até o templo do próprio Konshu para ser tratado. Quando o coração de Spector pára, o deus egípcio aparece em uma visão e lhe oferece a chance de ser seu avatar na terra. Marc aceita e, decidido a se tornar um combatente do crime, ele derrota Baulman e, em seguida, volta para os E.U.A..
Em Nova York, Spector cria um uniforme prateado para si (em homenagem à Konshu) e se auto-denomina Cavaleiro da Lua, passando a atuar como vigilante da cidade. Para isso, ele assume outras 3 identidades:
Steven Grant, milionário e filantropo (sua identidade "principal", usada para lher permitir acesso à alta sociedade); 
Jake Lockley, o taxista (identidade que ele usa para ter contato com o povo normal de Nova York); 
Cavaleiro da Lua, o super-herói;
Agora, quero atentar ao fato de que estaremos abordando um Cavaleiro da Lua atual, sem a benção de Konshu, portanto sem seus poderes lunares. 

ANALISANDO CADA UM

Bom, logo de cara dá pra ver que os dois tiveram um berço militar "privilegiado", então os dois estão em pé de igualdade nesse quesito. E para aqueles que estão pensando: "Mas poxa, peraí! E quanto a lendária experiência em campo do Capitão?!" Bom, essa tal experiência aí não passa de um exagero fan-boy! Se você pensar bem, o capitão lutou na 2ª guerra, foi congelado numa geleira e "ressucitou" (aliás, a marvel adora essa palavra, não sei por que ¬¬) pra ajudar os Vingadores. Então sim, o cara tem bagagem. Exatamente como o Cavaleiro da Lua. Mark Spector já foi da marinha, então o cara é bem durão, fora a vida de mercenário, que garantiu a ele tanta experiência quanto o Cap. Então os dois empatam sim em termos de experiência em campo.
Analisando o quesito combate, os dois estão pau-a-pau também. ERRADO! O Soro do Super-Soldado dá ao Steve uma (larga) vantagem na hora do vamos ver. Mas nem tudo está perdido pro Cavaleiro da Lua. E mais pra frente vou explicar porquê.
Agora vamos pra parte da estratégia. Ambos são brilhantes estrategistas, escaparam de várias situações de morte iminente com manobras sensacionais e tudo mais. Só que tem um porém: as personas do Cavaleiro são um fator a mais. Por ter a capacidade de "ser" pessoas diferentes, ele consegue pensar de maneiras diferentes (lembrando que estamos falando do atual Mark Spector, sem as bençãos do Konshu e com a constante presença dos vingadores dentro da sua cabeça). E se ele consegue pensar de maneiras diferentes, consegue ser mais imprevisível que o Capitão. Não sei quanto a vocês, mas pra mim, esse fator imprevisível muitas vezes bate qualquer estratégia ou protocolo de combate (prova disso é o trabalho que o coringa dá pro morcegão). Muitas vezes a loucura supera a razão. Não dá pra se preparar contra algo que você não consegue prever. Logo, o ex-Avatar do Deus Egípcio da Vingança levou essa.
Lembram quando eu tinha dito que nem tudo estava perdido para o Cavaleiro da Lua no quesito combate? Pois então, agora nós vamos falar da parte que nos leva aos equipamentos e parafernálias de cada um. E é aqui que se encontra o às na manga do homem de várias faces.

Vamos primeiro analisar o equipamento do Steve:



O uniforme é à
prova de balas.

Uniforme: O uniforme do Capitão América é revestido por um material à prova de balas. Ele recobre o corpo inteiro, com exceção da boca e dos olhos.











Esse bendito escudo
já salvou a vida do Cap
centenas de vezes.

Escudo: Esse pedaço redondo de vibranium já livrou a cara do Capitão muitas vezes. Mas muuuitas mesmo. Steve manuseia com maestria seu escudo, fazendo dele uma arma eficientíssima tanto defensivamente (o vibranium absorve qualquer tipo de impacto) quanto ofensivamente.








Agora as parafernálias do Cavaleiro:

PORRA!! O CARA TEM
UM HELICÓPTERO!

Helicóptero: Essa belezinha pode chegar a 195 milhas por hora e a uma altitude de 19 mil pés. É equipada com um sistema que abafa os ruídos das hélices, tornando-o inaudível. E de quebra ele ainda pode submergir.










Marc em sua motoca,
correndo para impedir
um assalto.

Motocicleta: Quando uma abordagem mais direta é necessária, Marc utiliza sua motocicleta, que alcança altas velocidades e possui grande resistência a impactos.












A armadura de carbonadium garante
super-força, suficiente para
segurar uma parede caindo.

Armadura de Carbonadium: O carbonadium é um material feito pelos russos na tentativa de mimetizar o adamantium (os chicotes do ômega vermelho são de carbonadium). O resultado foi um composto menos durável, porém mais flexível. Ela garante proteção contra projéteis de grosso calibre e objetos cortantes/perfurantes. É equipada com uma capa-planador, e duas pistolas que disparam projéteis em formato de lua crescente, que também podem ser usadas como uma espécie de arpéu (igual àquele que o batman usa). Também possui botas à jato, além de poder ser facilmente desacoplada do corpo (como ele fez quando teve que segurar uma parede que estava desabando).









Claramente, o Cavaleiro da Lua leva (muita) vantagem sobre o Bandeiroso nesse aspecto.

HORA DO QUEBRA PAU

Mesmo a parafernália do Cavaleiro deixando ambos em pé de igualdade no quesito combate, seria loucura atacar o Capitão diretamente. O escudo eliminaria grande parte das possíveis investidas diretas que o Marc faria, pois ele pode ser lançado como projétil e, nas mãos do Bandeiroso(que tem super-força), ele atingiria velocidades altíssimas, podendo cortar a armadura de carbonadium do ex-Punho de Konshu como se fosse de papel.
Só que, mais uma vez, Marc Spector possui outro às na manga: sua furtividade. Ele se esconde nas sombras como ninguém, ficando à espreita até encontrar uma brecha. E todos sabemos que ele não é um cara que costuma errar. Se acertou, é pra matar. 
Tendo em vista esse forte aliado que é a furtividade, o Cavaleiro da Lua teria grandes chances de derrotar o Capitão América (seria bem apertado, mas ele ganharia). E que fique claro, se não fosse pelo fator furtividade, nosso amigo de branco aqui seria liquidado.

E O VENCEDOR É:

MARC ESPECTOR,
O CAVALEIRO DA LUA!


E eis aqui a nossa primeira análise. Se você gostou favorita e dá um joinha(opa, não estamos no youtube ¬¬). Enfim, se você gostou, deixe aí o seu comentário, suas impressões e blablabla.
Nós vamos tentar fazer pelo menos 1 análise por semana. Caso não dê, a gente passa aqui avisando. Ah, e antes que eu me esqueça, vocês podem dar sugestões de outras análises aí nos comentários. o/
Bom, por hoje é só. Até semana que vem! (eu acho).

Equipe Verdade Nua e Crua HQs

--Análise feita por Kural King e fabio_br.


2 comentários:

  1. Eu acho que deveria ter entrado aí os anos de liderança do capitao america sobre os vingadores que lhe fazem passar o cavaleiro da lua em experiência. Fora a experiência de combate contra a praticamente todos os vilões do universo marvel o que faria com que se tornasse difícil ele ser pego de surpresa pelo cavaleiro.
    Mas bela analise, e um confronto que eu acho que seria bacana ser analisado eh batman vs homem de ferro.

    ResponderExcluir
  2. Opa, muito obrigado pelas críticas, raio. Bom, a gente tinha consciência dessa experiência em combate contra todos os vilões do universo Marvel. Mas é que se você pensar bem, ele pode até ter experiência contra muita gente, mas não contra o Cavaleiro da Lua. O Cap com certeza sabe que ele vai tentar atacar pelas sombras, mas não sabe como ele vai fazer isso, ainda mais pelo fato do Cavaleiro ser extremamente imprevisível.

    E quanto a sua sugestão de análise, já está anotado! Será o próximo confronto a ser postado aqui! Só aguardar...

    ResponderExcluir